domingo, 13 de maio de 2012

Fichamento Radcliffe-Brown


“Antropologia social – Não há lugar na Ciência Natural para “escolas” nesse sentido, e considero a antropologia social um ramo da Ciência Natural... Concebo a antropologia social como a ciência teórico-natural da sociedade humana, isto é, a investigação dos fenômenos sociais por métodos essencialmente semelhantes aos usados nas ciências físicas e biológicas”. (pag.51)

“[...] a sociologia de Durkheim continua uma visão essencialmente otimista da possibilidade de auto realização do homem numa sociedade metodicamente ordenada; mas, ao mesmo tempo, o socialismo de Durkheim minimizava a “guerra de classes”, e isso talvez tivesse atraído também a Brown”. (pág.54)
“A sua obra tem uma clareza glacial e sua preocupação foi sempre com a situação formal, as regras e os rituais.” (pág.56).

“Na opinião de Radcliffe-Brown, o que é realmente de interesse para o etnólogo é a organização social dessas tribos, tal como existia antes da ocupação europeia das ilhas.” (pág.58).

Dificuldades: 1- ao fato de a desintegração da antiga organização local ter produzido numerosas mudanças em seus costumes.
                  2- ser difícil interrogar os nativos sobre assuntos ligados a relações quando eles não têm palavras em sua língua para denotar quaisquer relações, exceto as mais simples.”

“Radcliffe-Brown dividiu os “costumes” em três tipos: técnicos, regras de comportamento e aquilo a que chamou “costumes cerimoniais”, nos quais concentrou sua atenção.” (pág.58)

“A interpretação devia tratar de significado e propósito, pois “todos os costumes e todas as crenças de uma sociedade primitiva desempenham algum papel determinado na vida social da  comunidade, tal como todos os órgãos de um corpo vivo desempenham alguma função na vida geral do organismo.” (pág.58).

“[...] a missão do antropólogo era simplesmente a de fornecer uma avaliação científica da situação que o administrador enfrentava, ela não deveria tentar defender esta ou aquela política em particular.” (pág.62).
“A analogia orgânica não deve, é claro, ser interpretada de forma excessivamente literal”. Como Radcliffe-Brown observou certa vez, “as sociedades não são organismos; não conhecem o que é parto nem morte.” (pág.65).

“O conjunto de fatos sociais de que o analista se ocupa deve ser tratado como formando um sistema; e o significado e propósito de um costume só poderá ser entendido se o relacionarmos ao conjunto total de fatos sociais pertinentes.” (pág.66).

“A própria forma estrutural pode ser descoberta por observação, incluindo a observação estática, mas não pode ser alvo de experimentação.” (pág.69).

“Um uso ou norma social “não é estabelecido pelo antropólogo... é caracterizado pelo que as pessoas dizem sobre as regras numa dada sociedade e pelo que fazem a respeito delas.” (pág.69).

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