“Antropologia social – Não há lugar na Ciência
Natural para “escolas” nesse sentido, e considero a antropologia social um ramo
da Ciência Natural... Concebo a antropologia social como a ciência
teórico-natural da sociedade humana, isto é, a investigação dos fenômenos
sociais por métodos essencialmente semelhantes aos usados nas ciências físicas
e biológicas”. (pag.51)
“[...] a sociologia de Durkheim continua uma visão
essencialmente otimista da possibilidade de auto realização do homem numa
sociedade metodicamente ordenada; mas, ao mesmo tempo, o socialismo de Durkheim
minimizava a “guerra de classes”, e isso talvez tivesse atraído também a
Brown”. (pág.54)
“A sua obra tem uma clareza glacial e sua
preocupação foi sempre com a situação formal, as regras e os rituais.”
(pág.56).
“Na opinião de Radcliffe-Brown, o que é realmente de
interesse para o etnólogo é a organização social dessas tribos, tal como
existia antes da ocupação europeia das ilhas.” (pág.58).
“Dificuldades: 1- ao fato de a desintegração da
antiga organização local ter produzido numerosas mudanças em seus costumes.
2- ser difícil interrogar os nativos sobre assuntos ligados a relações quando eles não têm palavras em sua língua para denotar quaisquer relações, exceto as mais simples.”
2- ser difícil interrogar os nativos sobre assuntos ligados a relações quando eles não têm palavras em sua língua para denotar quaisquer relações, exceto as mais simples.”
“Radcliffe-Brown dividiu os “costumes” em três
tipos: técnicos, regras de comportamento e aquilo a que chamou “costumes
cerimoniais”, nos quais concentrou sua atenção.” (pág.58)
“A interpretação devia tratar de significado e
propósito, pois “todos os costumes e todas as crenças de uma sociedade primitiva
desempenham algum papel determinado na vida social da comunidade, tal como todos os órgãos de um
corpo vivo desempenham alguma função na vida geral do organismo.” (pág.58).
“[...] a missão do antropólogo era simplesmente a de
fornecer uma avaliação científica da situação que o administrador enfrentava,
ela não deveria tentar defender esta ou aquela política em particular.”
(pág.62).
“A analogia orgânica não deve, é claro, ser
interpretada de forma excessivamente literal”. Como Radcliffe-Brown observou certa
vez, “as sociedades não são organismos; não conhecem o que é parto nem morte.”
(pág.65).
“O conjunto de fatos sociais de que o analista se
ocupa deve ser tratado como formando um sistema; e o significado e propósito de
um costume só poderá ser entendido se o relacionarmos ao conjunto total de
fatos sociais pertinentes.” (pág.66).
“A própria forma estrutural pode ser descoberta por
observação, incluindo a observação estática, mas não pode ser alvo de
experimentação.” (pág.69).
“Um uso ou norma social “não é estabelecido pelo
antropólogo... é caracterizado pelo que as pessoas dizem sobre as regras numa
dada sociedade e pelo que fazem a respeito delas.” (pág.69).
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