Capitulo
X: Sobre a estrutura social
“cada ciêntista começa
a partir do trabalho de seus predecessores, encontra problemas que acredita
significativos, e pela observação e raciocinio, esfoça-se em dar alguma
contribuição para o crescimento da teoria” (pag 233, p2)
“A cooperação entre os
ciêntistas resulta do fato de que trabalham nos mesmos problemas ou problemas
aparentados” (pagina 233,p 1)
“não há lugar para
ortodoxias ou heteredoxias na ciência. Nada é mais pernicioso na ciência do que
tentativas de estabelecer adesões a doutrinas. Tudo que o professor pode fazer
é ajudar o estudante a compreender e utilizar o metodo cientifico. Não cabe a
ele fazer discipulos” (pag 233, p1)
“Concebo a antropologia
social como ciência teórica natural da sociedade humana, isto é, a investigação
dos fenômenos sociais por metodos essencialmente semelhantes aos empregados nas
ciênicas fisicas e biologicas de bom grado chamaria ao assunto de
<sociologia comparada se alguem Quisesse”(pag 233, p2)
“Embora tenha eu
definido antropologia social como o estudo da sociedade humana, alguns há que
definem como o estudo da cultura” (pag 233, p3)
“em antropologia,
evidentemente interessamo-nos apenas por seres humanos, e na antropologia
social, conforme defini, o que temos de investigar são as formas de associação
que se encontram entre os seres humanos” (pag 234, p1)
“os fenomenos sociais
constituem uma classe diastinta de fenomenos naturais” (pag 235, p1)
“as estruturas sociais
são tão reais quanto os organismos individuais” (pag 235, p1)
“Também os fenomenos
sociais que observamos em qualquer sociedade humana não são resultado imediato
da natureza dos seres humanos tomados individualmente, mas consequencia da
estrutura social pela qual unidos” (pag 235, p1)
“estou ciente, com
efeito, de que o termo <<estrutura social>> é empregado em muitos
sentidos diferentes, alguns deles muito vagos”(pag 235, p2)
“alguns antropologos
empregam o termo <<estrutura social>> para designar apenas grupos sociais duraveis, como
nações, tribos e clãs, que mantenham continuidade e identidade como grupos
individuais, a despeito de transformações no seu seio.”(pag 236, p1)
“em segundo lugar,
incluo sob estrutura social a diferenciação de individuos e classes por seu
desempenho social”(pag 236,p2)
“no presente momento da
historia, a rede de relações sociais espalha-se por todo o mundo, sem absoluta
solução de continuidades em parte alguma acho que isto suscita uma dificuldade
que os sociologos não enfrentam: a dificuldade de definir o que quer dizer
<<sociedade>>” (pag 238, p2)
“intimamente
relacionada com esta concepção de estrutura social está a concepção de
<<personalidade social>> como posição ocupada por um ser humano
numa estrutura social, o complexo formado por todas as suas relações sociais
com outros. Todo ser humuano que viva numa sociedade é duas coisas: individuo e
pessoa.” (pag 238, p5)
“Como pessoa, o ser
humano é objeto de estudo do antropologo social”(pag 239, p1)
“O metodo a ser adotado
segue-se imediatamente desta definição. Deve combinar um profundo estudo das
sociedades simples (isto é, os sistemas estruturais observaveis em determinadas
comunidades) com a comparação sistematica de muitas sociedades (ou sistemas
estruturais de tipos diferentes). A comparação é indispensavel. O estudo de uma
sociedade única pode fornecer materiais para estudo comparado, ou ensejar
hipoteses que então precisam ser verificadas por referencia a outras
sociedades; não pode das resultados demonstraveis”(pag 239/240 , p2)
“portanto, o que aqui
chamo de fisiologia social trata não apenas da estrutura social, mas de toda
especie de fenomeno social. Moral, direito, boas maneiras, religião, governo,
educação, tudo isto são partes de complexo mecanismo pelo qual uma estrutura
social existe e perdura. Se assumismos o ponto de vista estruturalista,
estudamos essas coisas não abstrata ou isoladamente, mas em relações diretas e
indiretas com a estrutura social. Isto é, com referencia ao modo pelo qual
dependem das relações sociais entre pessoas grupos de pessoas ou as afetem”
(pag 241,p1)
“consideremos em
primeiro lugar o estudo da linguagem. Linguagem é uma série conexa de modos de
falar observados no seio de determinada comunidade. A existencia de comunidades
de fala bem como suas dimensões são um aspectos da estrutura social. Há
portanto, certa relação muito geral entre estrutura social e linguagem” (pag
241, p 2)
“Como fenomeno
estrutural pode-se tomar como exemplo o processo pelo qual o latim, que era
lingua da pequena região de Lácio, veio a ser a lingua de imensa parte da
europa, deslocando as demais linguas italicas, etruscas e muitas linguas
celticas; e o subsequente processo inverso pelo qual o latim se fragmentou em
numerosas formas locais de fala, que em ultima instancia converteram-se nas
diversas linguas romanticas de hoje.” (pag 242, p1)
“Se tomamos a vida
social de certa comunidade local por determinado periodo, digamos, um ano,
podemos observar uma soma total de atividades efetuadas por pessoas que a
compõem. Podemos tambem verificar certa atribuição dessas atividades a
determinadas pessoas que fazem umas coisas enquanto outras pessoas fazem
outras. Esta repartição de atividades, equivalente ao que às vezes se chama
divisao do trabalho, é aspecto importante da estrutura social” (pag 243/244,
p1)
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